O prazo final para a realização de operações é o dia 15, e os agendamentos podem ser feitos até o limite de 29 de fevereiro.
Atenção! Uma mudança importante está chegando: a partir das 22h da próxima segunda-feira (15), os serviços de Documento de Ordem de Crédito (DOC) e Transferência Especial de Crédito (TEC) não estarão mais disponíveis nas agências bancárias, tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um comunicado nesta segunda-feira (8), destacando que ainda é possível agendar transferências até o dia 29 de fevereiro. Esta será a última data em que os bancos processarão esses tipos de transferência.
Desde 2023, a federação vem alertando sobre essas mudanças nos meios de transferência bancária. Em setembro, tanto o Itaú quanto o Santander já haviam encerrado essas operações.
Não perca tempo! Garanta suas transações antes do prazo final. Agende suas transferências até o dia 29 de fevereiro para evitar contratempos. Esteja preparado para as novas formas de movimentar seu dinheiro!
- A Suécia está se preparando para a guerra
- Por que a Coreia do Norte está testando mísseis hipersônicos
- Houthis do Iêmen atingiram navio graneleiro de propriedade dos EUA
Agora é pix!
Descoberto pelo Banco Central em 1985, o Documento de Ordem de Crédito (DOC) agora está sendo superado por formas mais ágeis e econômicas de transferência de fundos. Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, aponta que a extinção dessas modalidades de pagamento reflete a falta de interesse dos brasileiros em utilizá-las.
“O uso tanto da Transferência Especial de Crédito (TEC) quanto do DOC deixou de ser a preferência dos clientes, com uma queda constante nos últimos anos. Os clientes têm optado pelo Pix, por ser gratuito, instantâneo e pelo valor que pode ser movimentado”, explica o diretor.
Segundo dados da Febraban baseados em informações do Banco Central, o DOC foi utilizado em apenas 18,3 milhões de operações no primeiro semestre de 2023, representando meros 0,05% das 37 bilhões de operações realizadas no ano.
Em contraste, o Pix, em seu terceiro ano de existência, tornou-se a escolha número um dos brasileiros, registrando 17,6 bilhões de transações. Num único dia, em 6 de setembro, quando o Pix alcançou um recorde de operações no país, a ferramenta realizou quase 10 vezes mais transações do que o DOC em um semestre, com 152,7 milhões de transferências processadas
2023 acordo de paris america Brasil calor China clima conflito conflitos cooperação disputa economia elon musk estados unidos EUA Europa faixa de gaza França gaza geopolitica global guerra Guiana Hamas houthis iraque irã Israel Joe Biden judeus kiev libano lula mundo navios ocidental ONU oriente Putin relação China-Taiwan Russia SpaceX Taiwan Ucrania Venezuela